Igreja divulgará princípios de interpretação bíblica

Por Marcos Paseggi, Adventist Review

A liderança da Associação Geral concordou em trabalhar com o Instituto de Pesquisa Bíblica num estudo que informará a igreja mundial a respeito dos princípios de interpretação bíblica segundo compreendidos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O subsecretário da Associação Geral, Myron Iseminger, ao fazer o anúncio em 10 de julho, o último dia das reuniões administrativas da assembleia mundial da igreja em San Antonio, Texas (EUA), também informou aos delegados que o Instituto de Pesquisa Bíblica “já está estudando a questão e planeja publicar os resultados” na edição atualizada de um livro sobre o tema.

O Instituto de Pesquisa Bíblica, localizado na sede mundial da Igreja Adventista, publicou nos últimos anos dois livros sobre o assunto, intitulados Understanding Scripture: An Adventist Approachorganizado por George W. Reid (2005), e Interpreting Scripture: Bible Questions and Answers [Interpretando as Escrituras: Perguntas e respostas bíblicas], organizado por Gerhard Pfandl (2010). [O primeiro livro foi publicado em português como Compreendendo as Escrituras: Uma abordagem adventista (Unaspress, 2007).]

As observações de Iseminger foram feitas em resposta à solicitação de um delegado e um voto subsequente em 9 de julho. O delegado instou a igreja a reestudar sua hermenêutica à luz do voto sobre a ordenação de mulheres ao ministério pastoral, em 8 de julho, de modo a evitar no futuro conflitos semelhantes de opinião sobre algumas passagens bíblicas.

A hermenêutica, ou o estudo de princípios e métodos de interpretação, busca oferecer uma estrutura básica que possa ser aplicada a toda e qualquer análise de um versículo específico ou de doutrinas da Bíblia. Embora os estudiosos adventistas já tenham estudado e publicado sobre o assunto com frequência, o delegado que levantou a questão sugeriu que o esclarecimento se tornava necessário após o voto sobre a ordenação de mulheres. [...]

Fonte: Adventist Review. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedimos bom senso nos comentários. Qualquer comentário considerado ofensivo a gênero ou religião será apagado sem aviso.